Follow by Email

domingo, 28 de julho de 2013

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: O TRABALHO COM FOLCLORE NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

O TRABALHO COM FOLCLORE NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DEVE SER DIFERENCIADO , JÁ QUE AS CRIANÇAS ESTÃO NUMA FAIXA ETÁRIA DE CONSTRUÇÃO PRIMEIRA DA AQUISIÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA E FALADA.
PORTANTO, O LÚDICO E O CONCRETO SERÃO PARTES INDISSOCIÁVEIS DESSA TRAJETÓRIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM.

O PROGRAMA LER E ESCREVER NÃO PLANEJOU ESSE TIPO DE ABORDAGEM. MAS, COMO ESTAMOS TRABALHANDO OS ÍNDIOS NO BRASIL, O TEMA DO FOLCLORE FICA COMO UMA SEQUENCIA DIDÁTICA, JÁ QUE A MAIORIA DAS LENDAS TEM SUA ORIGEM ENTRE OS INDIOS.

FATO CURIOSO:O PADRE JOSÉ DE ANCHIETA , UM DOS PRIMEIROS CATEQUISTAS NO BRASIL, DENTRO DAQUELA TRÍADE: DOTAR DE FÉ, DE LEI E DE REI, ANOTOU EM SEUS ESCRITOS A LENDA DO BOITATÁ.

COM ESSA LENDA, TRABALHAREMOS INICIALMENTE O FOLCLORE NO 1º ANO .
ELA SERA TRABALHADA COMO ATIVIDADE DE LEITURA FEITA PELA PROFESSORA. POSTERIORMENTE, SERÁ VISUALIZADO UM JOGO COM O TEMA COLETADO NO SITE DE JOGOS EDUCACIONAIS.

http://www.universoneo.com.br/fund/index.php?task=view&id=178






COMO ATIVIDADE DE ENCAMINHAMENTO, AS CRIANÇAS DESENHARÃO O BOITATÁ E ESCREVERÃO, EM DUPLAS E COM AUTONOMIA A FRASE:

"O BOITATÁ É UMA COBRA DE FOGO QUE VIVE DENTRO DOS RIOS E LAGOS."



A lenda no Norte e Nordeste 
De acordo com a lenda, o boitatá protege as matas e florestas das pessoas que provocam queimadas. O boitatá vive dentro dos rios e lagos e sai de seu "habitat" para queimar as pessoas que praticam incêndios nas matas. De acordo com esta lenda, o boitatá possui a capacidade de se transformar num tronco de fogo.
A lenda no Sul 
Numa lenda do sul do Brasil, a explicação para o surgimento da cobra de fogo está relacionada ao dilúvio (história bíblica que fala sobre a chuva que durou 40 dias e 40 noites). Após o dilúvio, muitos animais morreram e as cobras ficaram rindo felizes, pois havia alimento em abundância. Como castigo, a barriga delas começou a pegar fogo, iluminando todo o corpo.
Explicação científica:

- Pesquisadores afirmam que esta lenda está associada aos incêndios, que ocorrem espontaneamente em função da queima de gases oriundos da decomposição de material orgânico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário