A pergunta inicial é: para que se vai trabalhar sobre os índios do Brasil com crianças do 1º ano do Ensino Fundamental?
A proposta dos autores é que conte para a criança sobre os índios sem cair no estereótipo do romantismo ou do pejorativo.
A ênfase do Projeto centra-se em torno dos elementos culturais, aproximando as crianças da Identidade cultural do povo brasileiro, através da sua identificação e valorização.
A abordagem também sobre a relativização da “descoberta” do Brasil pelos europeus, desconsiderando as culturas já existentes aqui.
No resgate da cultura indígena, fica a valorização das raízes brasileiras, dimensionando a importância do índio como ser cultural e constitutivo de nossa nação.
PROFESSORA: ____________________________________________ SALA:
FICHA DE ACOMPANHAMENTO DO PROJETO “INDIOS DO BRASIL”- LEITURA
NOME DO ALUNO
HABILIDADES DESENVOLVIDAS
S ( ) N( ) P( ) Ler legendas ou partes delas a partir das imagens e de outros índices gráficos.
S ( ) N( ) P( ) Antecipar significados de um texto escrito a partir das imagens/ilustrações
que o acompanham ou marcadores característicos de cada gênero.
S ( ) N( ) P( ) Diferenciar tipos de livros, literários, informativos e demais suportes de texto
e saber nomeá-los, conhecendo seus usos.
S ( ) N( ) P( ) Apreciar textos literários (considerando aqui a leitura de mitos e lendas).
S ( ) N( ) P( ) Escutar atentamente a leitura de mitos e lendas. Fazer comentários sobre
a trama, os personagens e cenários. Relembrar trechos. Relacionar as ilustrações
com trechos da história (sobre mitos e lendas).
S( ) N ( ) P( ) Conseguir recontar um mito que ouviu mantendo uma sequência, recuperando
trechos da narrativa e usando expressões ou termos do texto escrito.
S( ) N( ) P( ) Emitir comentários pessoais e opinativos sobre o texto lido.
FICHA DE ACOMPANHAMENTO DO PROJETO “INDIOS DO BRASIL”- ESCRITA
NOME DO ALUNO
HABILIDADES DESENVOLVIDAS
S( ) N( ) P( ) Usar conhecimentos sobre as características das narrativas míticas ao produzir
um texto, ditando ao professor, respeitando as normas da linguagem
que se escreve.
S( ) N( ) P( ) Antecipar significados de um texto escrito.
S( ) N( ) P( ) Usar um texto fonte para escrever de próprio punho.
S( ) N( ) P( ) Produzir listas nas atividades relacionadas ao estudo (lista de alimentos
cultivados pelos povos estudados, por exemplo
S( ) N ( ) P ( ) Arriscar-se a escrever segundo suas hipóteses.
FICHA DE ACOMPANHAMENTO DO PROJETO “INDIOS DO BRASIL” CIÊNCIAS NATURAIS E SOCIAIS (HISTÓRIA, GEOGRAFIA E CIÊNCIAS NATURAIS
NOME DO ALUNO
HABILIDADES DESENVOLVIDAS
S( ) N( ) P( ) Estabelecer relações entre o modo de vida de seu grupo social e de outros
grupos no presente e no passado.
S( ) N( ) P( ) Interessar-se pela maneira de viver de diferentes grupos.
S( ) N( ) P( ) Demonstrar respeito em relação às diferenças.
S( ) N( ) P( ) Interagir com as diferentes tradições culturais e utilizá-las em suas brincadeiras,
jogos e apresentações
S( ) N( ) P( ) Registrar informações, utilizando diferentes formas: desenhos, textos orais
ditados ao professor, comunicação oral registrada em gravador etc.
FICHAS DE ACOMPANHAMENTO DO PROJETO “INDIOS DO BRASIL” ARTES
NOME DO ALUNO
HABILIDADES DESENVOLVIDAS
S( ) N( ) P( ) Apreciar, externando opiniões e sentimentos, reproduções de obra de arte
em livros, fotos, internet
S( ) N( ) P( ) Desenhar, pintar, produzir colagens transformando, produzindo novas formas,
pesquisando materiais, pensando sobre o que produz.
S( ) N( ) P( ) Valorizar suas produções e de seus colegas
Nenhum comentário:
Postar um comentário