Atualizando a Pesquisa e a
Prática
Fonte: Munari, Alberto, Jean Piaget,Ed. Massangana, Coleção Educadores MEC
Fonte: Munari, Alberto, Jean Piaget,Ed. Massangana, Coleção Educadores MEC
Tenho lido sobre o referencial
teórico da Pedagogia enquanto Ciência e me deparei com uma frase de Munari (p.
76,2010), em que não há um pedagogo de expressividade para nos representar e
essa Ciência encontra-se defasada em relação as outras.
Um problema muito grande é não
haver pesquisas sobre os resultados de ensino aplicados nas escolas, sejam
públicas ou particulares. Eis que se torna necessário um segmento da Sociedade
que se ocupe em selecionar pedagogos, professores pesquisadores que tragam os
resultados das salas de aulas, ainda em que amostragens tímidas de pesquisas e
observações.
Munari (idem), pontua que os
grandes nomes envolvidos com a Pedagogia não eram pedagogos: Comênio era
teólogo e filosófo, Rousseau não lecionava, Fröbel, criador do Jardim de
Infância era químico e filósofo, e tantos outros como Montessori, Piaget,
Claraparède,etc.
Então, se a Ciência nos deixou
órfãos de um grande nome para nos representar, representemos a nós mesmos e
lembremo-nos que a Pedagogia é a mais nobre das Ciências, pois a ação do
professor primário é a raiz das outras profissões. Sem uma professora primária
não existiriam as demais disciplinas nem a formação de outros profissionais,
ainda que algumas famílias insistam no ensino doméstico, carecem de
metodologias e técnicas adequadas.
Peço o fortalecimento das
conexões entre as Ciências como Psicologia, História e Letras do Campus da UNESP
de Assis e a Secretaria de Educação de
Assis e o investimento para a Formação continuada de Professores de Educação
Básica, com um nível de excelência nas áreas de Mestrado e Doutorado.
Os professores do Curso de Letras
da UNESP de Assis observam que seus alunos e alunas, ainda que tenham
conseguido passar no Vestibular, tem uma grande dificuldade em interpretar
textos com maior aprofundamento e cometem erros ortográficos e gramaticais.
A nossa cultura de leitores está se
formando agora e uma boa parte dos
profissionais ligados a área de Humanas não conseguem e nem gostam de ler. Isso
vem da escola tradicional: ler apenas os autores que iriam cair na prova da
Escola. Quando chega a prova do vestibular, que é uma avaliação externa, a
primeira tarefa é tentar adivinhar se vai cair Guimarães Rosa, Machado de Assis
ou José de Alencar.
Um ponto positivo muito
importante no PNAIC (Programa Nacional para Alfabetização na idade certa) é que
há uma boa quantidade de leituras referentes a área e a formação de tutores e
orientadores .
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