quarta-feira, 4 de setembro de 2013

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NAS SÉRIES INICIAIS








A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NAS SÉRIES INICIAIS

Antigamente, lia-se se realmente gostava. Não  tínhamos o hábito da leitura como suporte para leitura de mundo., aliás, essa expressão viria a ser criada com o inesquecível Educador Paulo Freire.
Sempre me emociona a aventura da leitura nas séries iniciais. É muito emocionante quando aquela criança que construiu o hábito da Alfabetização e Letramento conosco começa a ler, entrecortado e depois adquire fluência.
Mais bonito ainda quando  a criança inventa de escrever com letra de mão e traz um caderno de caligrafia para que se passe lição de casa.

Resgata um pouco a cultura do manuscrito, onde nesse mundo cada vez mais informatizado, a escrita humana vem sendo substituída pela digitação, impessoal  e monótona, as vezes.
Nos estudos de grafologia, se mede a personalidade de uma pessoa pelo formato de sua escrita.
E a leitura de uma criança é o momento mais encantador que conheço. Ela passeia os olhos pelo papel e vai decifrando pouco a pouco as sílabas das palavras, dando-lhe vida, dando-lhe sonoridade.
Por isso, deve-se incutir o hábito da leitura desde  as séries iniciais, para que entre risos e lágrimas, suspiros e pausas, lembranças e desassossegos, vá se desenhando na alma da criança a escrita do mundo, o conhecimento , para que se verta e se converta na sua própria leitura do mundo.









Nenhum comentário:

Postar um comentário