sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

PERDER FAZ PARTE DO JOGO/ SOBRE GANHAR E PERDER

MENSAGEM INICIAL DO ANO LETIVO

Dentro de uma sala de aula, no espaço do aprendizado, GANHAMOS quando aprendemos a desenvolver o conhecimento de uma disciplina  e tiramos uma boa nota, uma avaliação positiva.
Porém, quando não conseguimos entender e ainda não conseguimos desenvolver o conhecimento e tiramos uma nota insuficiente, PERDEMOS , pois é necessário começar tudo de novo, e no recomeço, há a frustração e o sentimento de não ter sido bom o suficiente.
Não é fácil perder. Quando nos sentimos derrotados, ficamos tristes e perceberemos nossas limitações.
Mas pense o quanto você aprende quando perde.
Aprende a perceber que AINDA NÃO sabe fazer aquilo direito.
Aprende a ser humilde, a precisar do outro, pois ninguém faz nada sozinho.
Aprende que precisa mudar e mudar significa CRESCER.
Aprende a ser humilde e a ter respeito pela sua limitação momentânea.
(NÃO PODEMOS SER BONS EM TUDO E EM TODOS OS MOMENTOS, MAS PODEMOS SUPERAR E FICARMOS MELHOR A CADA DIA).
Aprende a respeitar os outros e entender que precisa ouvir, ouvir mais do que falar, por isso que Deus nos deu uma boca e dois ouvidos, para que aprendamos a ouvir mais e falar menos.
Precisamos colaborar com o grupo.
Somos uma equipe e os ganhos e perdas da equipe é responsabilidade de todas as pessoas. Sou um verdadeiro vencedor se o outro também pode superar as suas dificuldades, aprendendo e ensinando juntos.
Para que isso seja alcançado, precisamos ter coragem para criar dentro de nós uma força interna que pode ser externada, sendo espelho e aprendiz.
Ao trabalharmos  juntos, desenvolvemos a MENTALIDADE DO CRESCIMENTO.
Perder faz parte do jogo, mas não podemos ser eternos perdedores, precisamos tirar forças da perda para GANHAR , com sabedoria, pois nem sempre aquele que GANHA mereceu ter ganhado.
A verdadeira marca de um ganhador é daquele que sabe que o outro também precisa superar a limitação e aprender a ganhar e que possa passar adiante a generosidade e a humildade do ganhar e perder.
Bom início de ano e vamos aprender e ensinar juntos, pois tanto o mestre quanto o aprendiz fazem parte da mesma sinfonia e da mesma história.







Nenhum comentário:

Postar um comentário