terça-feira, 23 de janeiro de 2018

A Mindset no ensino. Estratégias para desenvolver e mentalidade do crescimento

Desenvolver competências e habilidades em nossas crianças é prepará-las para assumir o controle da sua própria aprendizagem.
Fica cada vez mais claro que o Professor ou a Professora são mediadores para que isso aconteça. Quando a criança começa a perceber que ela precisa entender seus pontos fortes e fracos e trabalhar a partir dessa perspectiva, tudo fica mais claro.
O ambiente deve ser propício, a motivação do docente é a ferramenta para que a criança desenvolva suas potencialidades.
Mas antes que ocorra na criança esse despertar para a sua capacidade e possibilidade de aprendizado deve acontecer primeiro com a Professora ou o Professor.
Ele ou ela devem estar motivados, precisam despertar em si mesmos a mentalidade do crescimento.
Os discursos de vitimismo, de baixa valorização, a  auto estima prejudicada pelos estímulos externos (sala de aula lotada, recursos insuficientes, desvalorização da categoria, salários injustos, etc) são obstáculos que precisam ser repensados e reelaborados.Alternativas de melhorias para serem pensadas coletivamente.
Observo um mal estar docente em relação a essas premissas, e o discurso é sempre o mesmo, a vitimização docente que se reflete na culpabilização dos alunos e na responsabilização das desestruturas familiares da criança que chega a escola desprovida de tais e tais recursos.
Penso que antes de tudo, devemos ir na raiz do problema. Se um docente está com a "Mindset" (configuração mental, mentalidade do crescimento ) afetada , é necessário que ele entenda que precisa cuidar disso, porque ninguém pode ajudar o outro se não estiver fortalecido.
E isso implica em parar de agir como criança, sentindo-se vítima das circunstâncias externas, trabalhando com o medo, a culpa , o senso de vitimismo.
Talvez os professores, como os psicólogos,  precisem de terapia.Todo estudante de Psicologia é orientado a procurar uma terapia para resolver seus conflitos internos ,para que possa lidar com o outro.
 Quem já consegue lidar com as adversidades externas e internas, já tendo abandonado a zona de conforto do vitimismo, precisa de um especialista em saúde mental para trabalhar a sua mindset.
Essa é a colaboração maior que o Curso de Psicologia tem trazido para mim. A de ser protagonista da minha própria história e ensinar o outro que ele precisa assumir o controle de si mesmo para despertar, ativar e direcionar sua Mindset.






Nenhum comentário:

Postar um comentário