domingo, 14 de janeiro de 2018

Mindset: Configuração de uma atitude mental e a aprendizagem das crianças










A palestra de Carol Dweek, psicanalista, da Universidade de Yale, esclarece como é possível mostrar a uma criança a forma como ela pode aprender, minha preocupação ao iniciar um ano letivo.
Eu já entendi que qualquer criança pode aprender, ainda que dentro de seu ritmo, mas algumas crianças tem um fator muito preocupante: a incapacidade de acreditar nelas mesmas, sejam por razões externas, tentativas fracassadas e pressão dos adultos que são pessimistas em relação a essa capacidade, ou por razões internas, a criança ter perdido a esperança nela mesma e na sua capacidade de aprender.
Carol Dweek pesquisa a "mentalidade do crescimento", idéia de que podemos aumentar a capacidade de nosso cérebro para aprender e resolver problemas. Nessa palestra, ela esclarece que existem dois tipos de mindset: a mindsset fixa, que foi condicionada em crianças que acreditam que a inteligência só pertence a quem já nasceu assim , e que ela nunca conseguirão aprender, ( simplificando um pouco)  e outras crianças que tem uma mentalidade de crescimento,  que entendem que os contratempos fazem parte do crescimento e portanto, não perdem a motivação diante das dificuldades.
Ela trabalha com dois conceitos que podem ser utilizados com as crianças: a mentalidade do agora e a mentalidade do ainda não.
A mentalidade do agora é a mentalidade do erro, onde a criança se sente impotente e incapaz de avançar e processar o erro, fugindo dele e procurando  outras crianças que foram piores  do que elas para amenizar o peso do seu fracasso momentâneo.
Então, o seu questionamento é:
"Como estamos criando as nossas crianças? Criando-as para o agora, para a perspectiva do erro, em vez de esclarecê-las para o poder do ainda? Estamos colocando-as sobre o espectro da validação constante? Ela alerta também sobre o uso do elogio vazio, que não corresponde ao que de fato, está acontecendo.
Assim, orienta  elogiar o processo, os esforços, a perseverança, a persistência da crianças.
No caso das crianças que já foram desencorajadas e são apáticas, a tarefa árdua do professor é procurar a motivação para a criança, para que esta seja estimulada a se esforçar.
Segundo a Psicanalista, elogiar o processo faz com que as crianças aprendam a ter resiliência e destemor.
O conceito do "ainda não", é motivar a criança e dizer a ela que a mesma ainda não conseguiu aprender satisfatoriamente, mas que é um caminho onde se permite errar e analisar o erro, ressignificando e elaborando até chegar ao acerto.
Os estudos de Dweeck não estão baseados na metodologia da auto-ajuda. Possui bases científicas ancoradas na Neurologia, que após estudos, concluíram que os neurônios das crianças estimuladas corretamente criam conexões mais fortes.

Para saber mais   REPORTAGEM SOBRE CAROL DWEEK:

https://exame.abril.com.br/revista-exame/carol-duek-defende-em-livro-a-importancia-de-valorizar-o-esforco/ 




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