JOGOS MATEMÁTICOS A SEREM DESENVOLVIDOS NA SEMANA DA MATEMÁTICA PELO
2º ANO A
BINGO DA
ADIÇÃO
Material
para confeccionar o Jogo
·
Papel cartão
·
Sulfite
·
Canetas hidrográficas
·
Lápis grafite
DESENVOLVIMENTO
·
Serão distribuídos para um grupo de 5 crianças, “pedras” com adições de unidades e dezenas até
20 com resultados das adições envolvendo unidades e dezenas.
·
Serão distribuídas também cartelas de bingo
com números que representarão os resultados.
·
Será distribuído folhas de papel para
realizar o cálculo
·
Depois de calculado o valor da sua pedra e se
o resultado constar da numeração da cartela, ganhará o jogo quem completar a
cartela primeiro.
Exemplo:
1+3
|
2+5
|
7+7
|
15+5
|
16+5
|
3+2
|
2+7
|
7+2
|
17+0
|
5+5
|
3+3
|
2+6
|
6+4
|
9+2
|
9+9
|
3+9
|
6+9
|
17+2
|
8+5
|
5+6
|
3+4
|
9+1
|
11+3
|
8+0
|
1+1
|
CARTELA
DO BINGO
4
|
7
|
14
|
20
|
21
|
5
|
9
|
9
|
17
|
10
|
6
|
8
|
10
|
11
|
18
|
12
|
15
|
19
|
13
|
11
|
7
|
10
|
14
|
8
|
2
|
Jogo
“Botas de muitas léguas”
Desenvolvimento: Organização da classe
- Poderá ser realizado com toda a turma, duas equipes ou duplas
Capacidades a serem trabalhadas
- Compreender o processo da
multiplicação, da divisão e construir fatos básicos
Material
- 2 dados
- Folhas com várias retas numéricas
Desenvolvimento
Primeira proposta: Desenhar uma reta
numérica no chão. Um aluno inicia, jogando dois dados diferentes, para
representar na reta com passos. O lado do dado maior indicará a quantidade de
passos e o lado menor, indicará o tamanho de cada passo. Outro aluno verifica
onde o colega parou para marcar os pontos daquela equipe. E assim todos farão o
mesmo procedimento, disputando quem chegou mais longe.
Segunda proposta: O professor entrega a folha das retas numéricas
para as duplas, que jogarão os dados para efetuar as jogadas traçando com o
lápis, os passos, seguindo as mesmas regras da primeira proposta. Ganhará o
jogo quem conseguir avançar mais longe na reta numérica.
O professor deverá fazer intervenções
para levar o aluno a relacionar as jogadas com a multiplicação e a divisão.
Ex.: 4 passos de 3 distâncias chegará no número 12.
Fonte: Curso do pró-letramento
de Matemática
JOGO DAS FICHAS COLORIDAS
Organização
da classe
-
Formar grupos de 3 a 5 participantes
Capacidades
a serem trabalhadas
-
Perceber que o número é formado de algarismos ordenados
-
Relacionar as cores das fichas às ordens numéricas
Material
- 10
fichas coloridas (vermelhas, azuis, verdes e brancas) numeradas de 0 a 9
As
fichas coloridas serão providenciadas com EVA nas cores vermelhas,azuis,verdes e brancas
-
Cartaz básico (tamanho A4) com cores variadas
Desenvolvimento
Cada
jogador pega uma ficha de cada cor e registra o número formado no quadro
somando os valores. Em seguida passa a vez ao colega. Depois da última jogada
ganha aquele que conseguir formar o maior numeral.
Este jogo é utilizado para trabalhar o conceito de ordens
e classes, podendo ser adaptado para o primeiro e segundo ciclo. O mais
importante é a interação. Os participantes podem ajudar um ao outro,
mutuamente, sem interferir no desempenho do vencedor. O professor deve
acompanhar o registro do jogo e fazer as explorações possíveis, graduando as
intervenções a cada dia do jogar.
Adivinhação de figuras geométricas
Objetivo
Distinguir figuras geométricas, explorando e reconhecendo suas características.
Ano
2º e 3º
Tempo estimado
Seis aulas.
Material necessário
Um cartaz com várias figuras desenhadas (veja sugestão na imagem).
Desenvolvimento
1ª etapa Apresente à turma uma coleção com no mínimo cinco figuras. Escolha uma delas e desafie os alunos a descobri-la. Para isso, eles farão perguntas que devem ser respondidas apenas com sim ou não. Provavelmente eles descreverão as características de cada uma com as próprias palavras. Isso exigirá uma análise coletiva mais precisa das propriedades. Anote em um caderno as questões formuladas para retomá-las na próxima etapa. Realize várias rodadas. Em cada uma, reúna uma coleção de figuras para trabalhar determinado tema (se deseja que a garotada identifique os tipos de triângulos em função dos ângulos, mostre a eles vários triângulos retângulos, acutângulos e obtusângulos).
2ª etapa Depois de três rodadas, retome as perguntas dos alunos e sistematize os conhecimentos que surgiram. Organize a turma em duplas para a discussão, pedindo que identifiquem as indagações que não podem ser respondidas com sim ou não e as reformule. Em quais delas as características abordadas não são suficientes para chegar à resposta? Se alguém pergunta se a figura tem quatro lados e a resposta é sim, é possível ter certeza de qual delas se trata? Estimule-os a investigar mais: "Já sabemos que a figura tem quatro lados. Será que eles são iguais?" Quais colocações permitem descartar elementos do quadro e em que momento do jogo seria mais conveniente formulá-las? A negativa diante da pergunta "É um círculo?" elimina apenas duas figuras. Mas, se o enunciado for mais abrangente ("Tem lados curvos?"), provavelmente mais unidades seriam descartadas. O registro coletivo e individual das conclusões é necessário, assim como a anotação das questões que ajudam a descobrir rapidamente a figura. Com isso, os novos conhecimentos serão aprofundados nas partidas seguintes e todos avançarão na conceitualização.
3ª etapa Depois de algumas aulas, limite o número de perguntas. Para isso, solicite que os alunos contem quantas foram formuladas até o acerto da figura e compare com as jogadas anteriores. O objetivo é fazer com que a garotada elabore questões mais precisas, com vocabulário específico e considerando características que permitam excluir mais figuras.
Avaliação
Proponha atividades individuais semelhantes para que os conhecimentos aprendidos nas etapas anteriores sejam utilizados.
Fonte: Atividade adaptada de situação proposta por Claudia Broitman e Horacio Itzcovich no livroEnsenãr matemática en el nível inicial y en el primer ciclo de la egb (Ed. Paidós)
Distinguir figuras geométricas, explorando e reconhecendo suas características.
Ano
2º e 3º
Tempo estimado
Seis aulas.
Material necessário
Um cartaz com várias figuras desenhadas (veja sugestão na imagem).
Desenvolvimento
1ª etapa Apresente à turma uma coleção com no mínimo cinco figuras. Escolha uma delas e desafie os alunos a descobri-la. Para isso, eles farão perguntas que devem ser respondidas apenas com sim ou não. Provavelmente eles descreverão as características de cada uma com as próprias palavras. Isso exigirá uma análise coletiva mais precisa das propriedades. Anote em um caderno as questões formuladas para retomá-las na próxima etapa. Realize várias rodadas. Em cada uma, reúna uma coleção de figuras para trabalhar determinado tema (se deseja que a garotada identifique os tipos de triângulos em função dos ângulos, mostre a eles vários triângulos retângulos, acutângulos e obtusângulos).
2ª etapa Depois de três rodadas, retome as perguntas dos alunos e sistematize os conhecimentos que surgiram. Organize a turma em duplas para a discussão, pedindo que identifiquem as indagações que não podem ser respondidas com sim ou não e as reformule. Em quais delas as características abordadas não são suficientes para chegar à resposta? Se alguém pergunta se a figura tem quatro lados e a resposta é sim, é possível ter certeza de qual delas se trata? Estimule-os a investigar mais: "Já sabemos que a figura tem quatro lados. Será que eles são iguais?" Quais colocações permitem descartar elementos do quadro e em que momento do jogo seria mais conveniente formulá-las? A negativa diante da pergunta "É um círculo?" elimina apenas duas figuras. Mas, se o enunciado for mais abrangente ("Tem lados curvos?"), provavelmente mais unidades seriam descartadas. O registro coletivo e individual das conclusões é necessário, assim como a anotação das questões que ajudam a descobrir rapidamente a figura. Com isso, os novos conhecimentos serão aprofundados nas partidas seguintes e todos avançarão na conceitualização.
3ª etapa Depois de algumas aulas, limite o número de perguntas. Para isso, solicite que os alunos contem quantas foram formuladas até o acerto da figura e compare com as jogadas anteriores. O objetivo é fazer com que a garotada elabore questões mais precisas, com vocabulário específico e considerando características que permitam excluir mais figuras.
Avaliação
Proponha atividades individuais semelhantes para que os conhecimentos aprendidos nas etapas anteriores sejam utilizados.
Fonte: Atividade adaptada de situação proposta por Claudia Broitman e Horacio Itzcovich no livroEnsenãr matemática en el nível inicial y en el primer ciclo de la egb (Ed. Paidós)
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