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terça-feira, 1 de maio de 2012

Atividades para a Semana da Matemática


JOGOS MATEMÁTICOS A SEREM DESENVOLVIDOS NA SEMANA DA MATEMÁTICA PELO 2º ANO A
BINGO DA ADIÇÃO
Material para confeccionar o Jogo
·        Papel cartão
·        Sulfite
·        Canetas hidrográficas
·        Lápis grafite
DESENVOLVIMENTO
·        Serão distribuídos para um grupo de 5  crianças,  “pedras” com adições de unidades e dezenas até 20 com resultados das adições envolvendo unidades e dezenas.
·        Serão distribuídas também cartelas de bingo com números que representarão os resultados.
·        Será distribuído folhas de papel para realizar o cálculo
·        Depois de calculado o valor da sua pedra e se o resultado constar da numeração da cartela, ganhará o jogo quem completar a cartela primeiro.



Exemplo:

1+3
2+5
7+7
15+5
16+5

3+2
2+7
7+2
17+0
5+5

3+3
2+6
6+4
9+2
9+9

3+9
6+9
17+2
8+5
5+6
3+4

9+1
11+3
8+0
1+1




CARTELA DO BINGO
4
7
14
20
21
5
9
9
17
10
6
8
10
11
18
12
15
19
13
11
7
10
14
8
2



Jogo “Botas de muitas léguas”
Desenvolvimento:  Organização da classe
- Poderá ser realizado com toda a turma, duas equipes ou duplas
 Capacidades a serem trabalhadas
- Compreender o processo da multiplicação, da divisão e construir fatos básicos
 Material
- 2 dados
- Folhas com várias retas numéricas
 Desenvolvimento
 Primeira proposta: Desenhar uma reta numérica no chão. Um aluno inicia, jogando dois dados diferentes, para representar na reta com passos. O lado do dado maior indicará a quantidade de passos e o lado menor, indicará o tamanho de cada passo. Outro aluno verifica onde o colega parou para marcar os pontos daquela equipe. E assim todos farão o mesmo procedimento, disputando quem chegou mais longe.
 Segunda proposta: O professor entrega a folha das retas numéricas para as duplas, que jogarão os dados para efetuar as jogadas traçando com o lápis, os passos, seguindo as mesmas regras da primeira proposta. Ganhará o jogo quem conseguir avançar mais longe na reta numérica.
O professor deverá fazer intervenções para levar o aluno a relacionar as jogadas com a multiplicação e a divisão. Ex.: 4 passos de 3 distâncias chegará no  número 12.
 Fonte: Curso do pró-letramento de Matemática


JOGO DAS FICHAS COLORIDAS
 Organização da classe
- Formar grupos de 3 a 5 participantes
 Capacidades a serem trabalhadas
- Perceber que o número é formado de algarismos ordenados
- Relacionar as cores das fichas às ordens numéricas
 Material
- 10 fichas coloridas (vermelhas, azuis, verdes e brancas) numeradas de 0 a 9
As fichas coloridas serão providenciadas com EVA nas  cores vermelhas,azuis,verdes e brancas

- Cartaz básico (tamanho A4) com cores variadas
 Desenvolvimento
Cada jogador pega uma ficha de cada cor e registra o número formado no quadro somando os valores. Em seguida passa a vez ao colega. Depois da última jogada ganha aquele que conseguir formar o maior numeral.
 Este jogo é utilizado para trabalhar o conceito de ordens e classes, podendo ser adaptado para o primeiro e segundo ciclo. O mais importante é a interação. Os participantes podem ajudar um ao outro, mutuamente, sem interferir no desempenho do vencedor. O professor deve acompanhar o registro do jogo e fazer as explorações possíveis, graduando as intervenções a cada dia do jogar.

Adivinhação de figuras geométricas


Objetivo 
Distinguir figuras geométricas, explorando e reconhecendo suas características.

Ano 
2º e 3º

Tempo estimado 
Seis aulas.

Material necessário 
Um cartaz com várias figuras desenhadas (veja sugestão na imagem).

Desenvolvimento 
1ª etapa Apresente à turma uma coleção com no mínimo cinco figuras. Escolha uma delas e desafie os alunos a descobri-la. Para isso, eles farão perguntas que devem ser respondidas apenas com sim ou não. Provavelmente eles descreverão as características de cada uma com as próprias palavras. Isso exigirá uma análise coletiva mais precisa das propriedades. Anote em um caderno as questões formuladas para retomá-las na próxima etapa. Realize várias rodadas. Em cada uma, reúna uma coleção de figuras para trabalhar determinado tema (se deseja que a garotada identifique os tipos de triângulos em função dos ângulos, mostre a eles vários triângulos retângulos, acutângulos e obtusângulos).

2ª etapa Depois de três rodadas, retome as perguntas dos alunos e sistematize os conhecimentos que surgiram. Organize a turma em duplas para a discussão, pedindo que identifiquem as indagações que não podem ser respondidas com sim ou não e as reformule. Em quais delas as características abordadas não são suficientes para chegar à resposta? Se alguém pergunta se a figura tem quatro lados e a resposta é sim, é possível ter certeza de qual delas se trata? Estimule-os a investigar mais: "Já sabemos que a figura tem quatro lados. Será que eles são iguais?" Quais colocações permitem descartar elementos do quadro e em que momento do jogo seria mais conveniente formulá-las? A negativa diante da pergunta "É um círculo?" elimina apenas duas figuras. Mas, se o enunciado for mais abrangente ("Tem lados curvos?"), provavelmente mais unidades seriam descartadas. O registro coletivo e individual das conclusões é necessário, assim como a anotação das questões que ajudam a descobrir rapidamente a figura. Com isso, os novos conhecimentos serão aprofundados nas partidas seguintes e todos avançarão na conceitualização.

3ª etapa Depois de algumas aulas, limite o número de perguntas. Para isso, solicite que os alunos contem quantas foram formuladas até o acerto da figura e compare com as jogadas anteriores. O objetivo é fazer com que a garotada elabore questões mais precisas, com vocabulário específico e considerando características que permitam excluir mais figuras.

Avaliação
Proponha atividades individuais semelhantes para que os conhecimentos aprendidos nas etapas anteriores sejam utilizados.

Fonte: Atividade adaptada de situação proposta por Claudia Broitman e Horacio Itzcovich no livroEnsenãr matemática en el nível inicial y en el primer ciclo de la egb (Ed. Paidós)

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