Algumas crianças aprovadas para o 3º ano não completaram
o seu ciclo de Alfabetização.
Um ponto de partida ideal será o de saber o que sabem os
nossos alunos. Para isso, torna-se necessária a realização da sondagem do campo
semântico.
Depois da acolhida dos alunos e a realização da Dinâmica
do quebra gelo, é possível a leitura do alfabeto cantado e posteriormente, a realização
da primeira sondagem do ano.
Suco gelado,
Cabelo arrepiado
Qual é a letra
De quem está ao teu lado?
(Pode rimar com seu namorado, também, mas não é ideal
para a faixa etária)
A Dinâmica do quebra gelo é uma ação que possibilita a
aproximação do docente com os alunos e os primeiros vínculos de amizade.
SUGESTÕES DE DINÂMICAS
O
presente
Encape uma caixa com papel de presente (pode ser uma
caixa de sapatos) e coloque um laço vermelho.
Pegue um pequeno pedaço de espelho e cole no fundo da
caixa.
Digite num pedaço de papel a frase: “È você” e coloque
embaixo do espelhinho.
Leve essa caixa para a sala depois de se apresentar,
comece a dizer que está muito feliz
porque ganhou um presente lindo do papai do céu e quer compartilhar essa
notícia com seus novos alunos.
Mas antes que você diga, as crianças devem tentar adivinhar o que
tem dentro da caixa.
Você pode ir marcando na lousa as sugestões das crianças.
Combine com todos que quem ficar sabendo deve ficar em
silêncio até chegar ao último aluno.
Quando chegar ao último aluno, sugira uma abraço coletivo
todos falam em voz alta:
__ MEU MELHOR PRESENTE É VOCE!
SONDAGEM DO PIRULITO
Dê um pirulito para cada criança e diga que antes de
comê-lo, é importante aceitar um desafio:
Todos devem abrir o pirulito e comê-lo com o braço
estendido, segurando-o.
Se ninguém adivinhar , explique que para comer o
pirulito, é necessário que cada aluno entregue o pirulito para o colega que
estiver em sua frente.
SONDAGEM DO SISTEMA DE ESCRITA
1º Bimestre
ANIMAIS
Dinossauro
Camelo
Gato
Rã
Eu tenho um gato
Os critérios que devem ser considerados é que a sondagem
é feita em meia folha de papel sulfite, e um aluno de cada vez, deixando as
demais crianças envolvidas em uma atividade que não exija tanto da professora:
o desenho do auto-retrato, a cópia de uma cantiga, a produção de um desenho,
etc.
As palavras devem ser ditadas partindo da polissílaba até
a monossílaba e em seguida, a frase.
As palavras não devem ser ditas silabando.
Observar a reação dos alunos enquanto escrevem. Anotar
aquilo que falam em voz alta, observar se abrem e fecham a boca em silêncio,
pronunciando as palavras para escrever, para aproximar a leitura da fala.
Não force o aluno a falar. Faça perguntas sobre o que
estão pensando e o que sabem sobre aquilo que estão escrevendo.
Depois que terminarem o ditado, peça que leia o que
escreveram. Anote para saber se a leitura corresponde a forma gráfica.
Se há pela leitura da ficha descritiva dos alunos ou
pelas anotações da professora anterior a certeza que todos os alunos estão
alfabéticos, a sondagem pode ser um bilhete ou a reescrita de uma história
curta.
Os critérios para avaliar os alunos nessa atividade são:
·
Conseguem recuperar os episódios na ordem dos
acontecimentos?
·
Trazem marcas
da oralidade? Quais?
·
Demonstram alguma noção de distinção entre o
discurso direto e indireto?
O ideal é que essas questões estejam
digitadas em uma planilha com o nome dos alunos;
Depois de realizada a sondagem com todos os alunos, é
importante a leitura compartilhada de
cartazes com os dias da semana, os meses do ano.
Existe também a “Hora do conto”, uma roda de
leitura onde a professora lerá a primeira história do ano. A melhor forma de acolher e aproximar é realizar essa
atividade com os alunos sentados em
círculo e o uso de fantoches ou objetos que lembram a história atrairá a
atenção da criança.
Se sobrar tempo, realize a sondagem numérica.
No site da Nova Escola existe a sugestão de números que você pode utilizar.
No site da Nova Escola existe a sugestão de números que você pode utilizar.
Todo os materiais para colar essas sondagens e fazer as
anotações devem ser previamente preparados.
Bom início de ano!
Nenhum comentário:
Postar um comentário