A inclusão nas salas de aula é algo presente no cotidiano de cada professor ou professora que trabalha com Educação. Novos rumos para a Educação brasileira, novos desafios.
Devemos ter em mente que cada aluno aprende de um jeito. Ano passado, um aluno considerado como especial tinha perda auditiva e usava aparelho. Como foi bom observar na prática e na teoria que ele conseguiu evoluir na sua aprendizagem como os outros alunos que não apresentavam nenhum tipo de alteração orgânica ou até melhor do que alguns que tinham dificuldades comportamentais ou de aprendizagem.
Alunos especiais proporcionam experiências de aprimoramento e maturidade da prática pedagógica e reflexiva. Também são seres humanos sensíveis a estímulos do ambiente e na revisão e reflexão do ofício de educadores, precisamos encontrar maneiras de trabalhar com essas crianças, incluindo-as e ensinando a outras crianças que precisamos conviver na diversidade.
Realmente, o maior benefício é recíproco. Que Deus abençoe sempre as famílias, crianças e os professores para que possam construir outro Paradigma de Educação inclusiva e acolhedora.